fbpx

FUNIL DE VENDAS: O QUE É E POR QUE SEU NEGÓCIO PRECISA DELE?

Todo empreendedor que utiliza estratégias de marketing digital deve considerar o funil de vendas. Afinal, na era da informação, a jornada de compra de um consumidor é longa. E, para alcançá-lo em todas as etapas, é necessário, primeiro, conhecê-las bem. 

 

Uma empresa que entrega conteúdo de qualidade em todas as etapas do funil transforma visitantes em leads e leads em clientes. Porém esse é um processo trabalhoso, mas que pode ser automatizado, uma vez que você tem o material necessário.

 

Quer saber sobre a estrutura do funil de vendas e quais as etapas da jornada de compra do consumidor? Não perca nada deste artigo, pois aqui daremos a definição e dicas para você adquirir mais clientes com essa estratégia. 

O que é funil de vendas?

 

 

A definição de funil de vendas é mais simples do que parece. Isso porque ele diz respeito a entregar estratégias eficazes para seus consumidores, desde a fase de consideração até a compra. Sendo assim, o termo refere-se exatamente ao afunilamento promovido por essa ferramenta. 

 

Para entender melhor o que isso significa veja, em detalhes, cada uma das etapas no próximo tópico. 

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER


    Etapas do funil de vendas

    Existem várias fases de um funil de vendas à medida que o usuário avança em sua jornada de compra. Abaixo está uma descrição rápida de cada uma delas.


    • Sensibilização: os clientes em potencial começam a conhecer seus produtos (exemplo: leitores do seu blog que procuram uma solução para um problema).

    • Interesse: clientes em potencial começam a se interessar pelo seu produto (exemplo: assinantes de email).

    • Avaliação: clientes em potencial avaliam seus produtos em comparação com seus concorrentes.

    • Decisão: os clientes em potencial decidem fazer uma compra.

    • Compra: Clientes em potencial se tornam clientes reais.


    Dependendo do que você está vendendo, seu funil de vendas pode ser um processo mais longo do que outros. Produtos e serviços com preços maiores podem precisar de um funil de vendas e pontos de contato mais longos. Afinal, exigem que o consumidor esteja mais convencido sobre os benefícios para, finalmente, fazer a aquisição. 


    Além disso, mesmo não citando acima nas etapas do funil, o pós-venda é de extrema importância. Isso porque, quando bem feito, ele é a melhor estratégia de comunicação para fidelizar clientes. 


    Qual a importância do Funil de Vendas?

     

    Ter um funil de vendas definido dá a você a oportunidade de automatizar o seu processo de vendas. 

     

    O mapeamento da jornada de compra ajudará você a ser consistente com seu marketing e a medir o progresso que você faz em cada fase. Além disso, avaliar seu progresso é imprescindível, porque você pode começar a identificar onde precisa de ajustes para aumentar as conversões.

     

    Bons funis de vendas entregam mensagens personalizada e conteúdo de qualidade. Portanto criam confiança e credibilidade ao longo do tempo. Assim, tornando-se autoridade no seu nicho, os consumidores têm um incentivo a mais para fechar negócio com você e não com seus concorrentes. 

     

    Esperamos que esta postagem introdutória aos funis de vendas seja útil para você! Fique ligado no blog da Aritimos para acompanhar mais novidades sobre o mercado digital.

     

    Lucas Margaria

    Lucas Margaria

    Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.

    Lucas Margaria

    Lucas Margaria

    Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp