fbpx

BUYER PERSONA: COMO DEFINIR SEU CLIENTE IDEAL

Personas são representações fictícias do seu cliente ideal. E eles são os alicerces de todo investimento que você faz em vendas e marketing!

 

Se você ainda não tem uma definida, pode ter esquecido um componente crítico para expandir seus negócios. Afinal, conhecer seu consumidor é a melhor maneira de concentrar seus esforços no que realmente dá resultado.

 

Por isso, neste artigo, queremos esclarecer tudo sobre o assunto para que você possa melhorar suas estratégias de marketing digital. 

 

A importância das personas

Quando você contrata um profissional de marketing para exibir anúncios pagos ou gerar leads, como comunica suas características ideais de comprador? Como você mantém a consistência e garante que seu ponto de vista seja de que seu público seja de uma determinada demografia e comunique seus objetivos e pontos problemáticos?

 

Uma persona fará tudo isso por você.

 

E apesar de grande parte dos líderes empresariais ignorar esse conceito de persona, saiba que esse é um erro grave.

 

Seus clientes dizem apenas o que você precisa saber. Quando você cria uma persona, estamos fazendo perguntas que orientam suas estratégias. Ou seja, que trazem respostas projetadas para evitar que você gaste muito tempo e investimento para melhorar seus negócios.

 

A realidade é que elas armazenam uma tonelada de dados críticos em suas cabeças. E, se você puder conversar por telefone por 30 minutos falando sobre o que significa ser eles, ficará surpreso com os tipos de descobertas que pode fazer.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER


    Como criar sua buyer persona

    Se uma agência prometer levar sua empresa ao topo dos resultados de pesquisa dentro de uma semana, pergunte como. Se eles estão falando de publicidade paga, tudo bem. No entanto, se eles prometerem que o levarão ao topo do Google sem usar publicidade, fuja. Marketing digital existe consistência para trazer resultados orgânicos no longo prazo. 

     

    Solução: encontre uma agência realista sobre o tempo que leva para melhorar seus resultados de pesquisa.

     Existem várias maneiras de criar uma persona. Separamos duas delas a seguir. 

    1. Aproveite o conhecimento da sua equipe

    Pegue tudo o que você e sua equipe sabem sobre seu público e organize as informações a fim de definir sua persona. Você precisará coletar informações demográficas básicas, entre elas:

    • Como é um dia na vida deles

    • Qual o papel deles no trabalho e em casa

    • O que eles fazem por diversão

    • Seus pontos de dor 

    • Seus objetivos

    • Onde eles procuram informações

    2. Entrevista 

    Não limite a construção da sua persona com apenas os dados que tem em mãos. Vá para o próximo nível e preencha as lacunas que você nem sabia que existiam. Faça entrevistas. Você pode simplesmente ligar para seus clientes e conversar por alguns minutos com eles para conseguir informações valiosas.

    Uma personalidade detalhada do comprador não para nas respostas superficiais. Revela medos, sonhos e paixão. Enfim, quanto mais características demográficas e comportamentais você tiver melhor. 

    Conclusão

    Neste artigo fornecemos uma visão simples do que é persona, sua importância, bem como algumas dicas para definir a sua. Contudo, para criar com mais precisão, você pode contar com ajuda profissional. Conheça a Aritimos e veja como nossos especialistas em marketing digital podem contribuir para a evolução do seu negócio.

     

     
    Lucas Margaria

    Lucas Margaria

    Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.

    Lucas Margaria

    Lucas Margaria

    Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp